quarta-feira, 22 de maio de 2013

O PAPEL DO GRÊMIO ESTUDANTIL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA


1 - INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, questionamos sobre a importância da participação. No interior da escola existem diversos mecanismos que induzem esse ato. Por exemplo: o Conselho de escola que viabiliza a participação dos pais e profissionais, o Grêmio Estudantil que garante a presença dos alunos nos processos decisórios, entre outros.
A realização da presente pesquisa tem por finalidade verificar qual é o papel do Grêmio Estudantil na Gestão Democrática da Escola, especificamente nas escolas Prof.º Antônio Andrade Guimarães e Geib Devito, situadas no Município de Vera Cruz, visando discutir a importância de um ambiente cooperativo para o desenvolvimento infantil.
Á princípio, realizaremos um levantamento bibliográfico, o qual proporcionará a base teórica necessária ao estudo. Em seguida, o estudo de caso das escolas mencionadas proporcionará a visão da prática, auxiliando-nos na elaboração da reflexão.
O presente trabalho contribuirá positivamente com estudos na área de política educacional e nas reflexões sobre o assunto.

2 - BREVE HISTÓRICO
Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições de nossa juventude. Podemos afirmar que, no Brasil, com o surgimento dos estabelecimentos de ensino secundário (hoje ensino médio) apareceram também os Grêmios Estudantis que cumpriram, sempre, um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da juventude.
Este meio de representação sempre contribuiu para a elaboração e a promoção de debates, apresentações teatrais, festivais de músicas, torneios esportivos, materiais de imprensa e outros eventos, que representam muito para as crianças, que acaba auxiliando muito na vida social, cultural e política, enriquecendo cada vez mais a formação educacional desses indivíduos.
Na época em que foi instaurado o regime do golpe militar 1964, foram promulgadas leis que cercavam a livre organização dos estudantes e impediam a atuação dos Grêmios. Os mesmos foram substituídos por Centros Cívicos, que possuíam nova visão canhestra das juventudes fascistas de Mussolini, na qual só eram permitidas as atividades que louvassem a pátria ou seus símbolos.
Entretanto, a juventude brasileira da época não aceitou passivamente essa imposição. Em muitas escolas, foram contrariados os generais, e correndo grandes riscos, os jovens mantiveram as atividades dos Grêmios Livres, que acabaram por se tornar importantes núcleos democráticos de resistência à ditadura.
Com a redemocratização brasileira, essas entidades estudantis voltaram a ser livres e legais perante a lei, ganhando um vasto reconhecimento em decorrência de sua importância na formação das nossas crianças. Em 1985, por ato do poder legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado por Lei, como entidade autônoma de representações dos estudantes.
A principal função do Grêmio é representar os estudantes diante da diretoria na discussão de possibilidades de ação na escola e na comunidade, além de ser um espaço de aprendizagem, convivência e luta por seus direitos básicos.
Seu objetivo é contribuir para uma educação pública e de qualidade, cobrando dos agentes públicos melhorias no espaço escolar, além de aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que estes tenham voz ativa e participativa junto aos professores, coordenadores e diretores auxiliando-os na programação e da construção de regras dentro da sua escola. 
Um Grêmio Estudantil pode promover desde festas de finais de semana, exigir melhoria na qualidade de ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos, a escola e a comunidade.
3 - Grêmio Estudantil: instrumento de democratização
Atualmente temos que ser aprendizes permanentes, sempre prontos para responder às diferentes necessidades que vão surgindo a cada dia no mundo. Trata-se de uma meta que requer um tipo diferente de conhecimento. Assim, apresentamos o Grêmio Estudantil como alternativa convencional de ser pensante/atuante da sociedade. A escola municipal, patrimônio da comunidade, exige a participação de todos os segmentos organizados da sociedade.
Entendida como espaço propício à prática democrática, é na escola, instituição formadora da cidadania, que a criança desenvolve o senso crítico e torna-se responsável pelo próprio aperfeiçoamento pessoal. A lei federal nº 7.398/85 assegura a organização de grêmios estudantis como entidades autônomas para representarem os estudantes em qualquer escola pública ou particular do país. O grêmio estudantil deve contribuir para o aprimoramento do processo educacional atuando com finalidades educativas, culturais, cívicas, desportivas e sociais, de maneira harmônica com outras instituições ligadas à escola.
Além desenvolver o senso crítico e participativo, este mecanismo de participação favorece o aparecimento de lideranças, o engajamento dos alunos nas atividades escolares e da comunidade, assumindo um caráter pedagógico ao promover a aprendizagem de processos administrativos, inerentes a toda organização, dotando crianças de conhecimentos fundamentais para umas atuações conscientes, coletivas e organizada na sociedade.
O Grêmio Estudantil é um órgão composto somente de estudantes. Seus integrantes devem estar preocupados em tornar realidade as aspirações da maioria daqueles que estudam no estabelecimento de ensino. Ele é geralmente composto por uma diretoria eleita pelos estudantes que deverá trabalhar com diversos departamentos.
Cada departamento contará com uma equipe de estudantes encarregada de buscar novas maneiras de envolver o maior número de alunos possível no planejamento, execução e avaliação de atividades significativas para eles. Por exemplo, o Departamento de Esportes organiza torneios e eventos esportivos em geral, ou então o Departamento de Imprensa organiza jornais e eventos culturais.
O Grêmio Estudantil auxilia no processo democrático da seguinte forma:
a) fazem com que todos os estudantes tomem conhecimento das atividades escolares;
b) conscientizando o estudante de que o grêmio deve ser uma entidade dirigida e organizada pôr ele e para ele;
c) discutindo conceitos de responsabilidade autêntica, democracia e gestão;
d) viabilizando a formação de um Conselho de Representantes
de Turma que sejam os porta-vozes dos estudantes e participem junto à diretoria eleita e aos departamentos da gestão.
A primeira providência a ser tomada ao organizar o Grêmio será reunir os estudantes interessados em participarem desse processo, formando uma comissão provisória pró-grêmio, que deverá ser composto por representantes de todas as classes, cuja sua principal função será motivar todo os que estudam na escola para atuar no sentido de implantar e fortalecer a entidade. Essa comissão, será responsável em inscrever os candidatos interessados à presidência e a participação no grêmio.
Após o preenchimento de todos os cargos existentes será realizada a eleição, pelo voto direto e secreto de cada estudante.
Os diretores de escola da rede de ensino deverão colaborar com a organização do Grêmio, propiciando aos estudantes condições de realização de reuniões após a posse, bem como, respeitadas as normas disciplinares da escola, permitir o acesso de tal comissão às salas de aulas e nas dependências da escola para informes, esclarecimentos e finalidades do Grêmio. Caberá também aos professores permitirem o acesso dos alunos em suas respectivas salas de aula, quando necessário, para que possam fornecer esclarecimentos e incentivar a participação nas atividades que serão propostas, para que assim venha cumprir as finalidades estabelecidas pela lei federal nº 7.398/85.

4 - Considerações finais
Ainda não dispomos de todos os resultados que nos permite uma discussão mais aprofundada sobre a temática de estudo, pois a pesquisa ainda se encontra em fase inicial. Porém, com base nos elementos na pesquisa bibliográfica, podemos afirmar que a escola que os estudantes sonham para a sociedade depende só de iniciativas “extremas”.
Na própria escola é possível fazer uma série de iniciativas incríveis e que podem atingir positivamente em toda a comunidade. Os estudantes podem reforçar e melhorar os trabalhos já desenvolvidos pela direção, pelo conselho ·de escola e pela associação de pais e mestres.
O Grêmio Estudantil é um instrumento da gestão democrática que permite aos educandos a iniciativa de participação tão almejada na sociedade atual.

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASTOS, João Batista (org.). Gestão Democrática. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 998.
PIAGET, Jean. O Julgamento Moral na criança. França: Presses Universitaries de France, 1932.

FERNET, Selma Tonini Pinheiro - Aluna do curso de Pedagogia
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti - Docente da FAHU/ACEG

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