1.:Objetivos
O grêmio tem duas funções
principais que não pode deixar de cumprir. Primeira coisa, tem que lutar pelas
reivindicações dos alunos da sua escola. Lutas que podem ser pela contratação
de professores, reforma nas salas de aula, aumento no número de livros da
biblioteca, compra de mais computadores, etc. Porém, como falamos, a
precarização da educação pública no nosso país é igual pra todos os estados e
todas as escolas.
O governo corta cada vez mais
verbas da educação e isso é sentido em todas as escolas, pois faz com que as
escolas tenham cada vez menos orçamento para melhorar suas condições. Assim, as
reivindicações são iguais nas escolas de todo o país: falta de infra-estrutura,
falta de professores, professores que ganham muito mal, superlotação das
escolas e um grande etc...
Já a segunda função principal
do grêmio, que é tão importante quanto a primeira, é fortalecer o movimento
estudantil nacional e politizar sua intervenção, pois somente se conseguirmos
mobilizar nacionalmente e construir um movimento estudantil forte, podemos
arrancar do governo 10% do PIB pra educação, passe-livre para todos os
estudantes e melhores condições pra educação pública. Defender nossos direitos
e conquistar muitos outros.
Objetivos específicos:
•1º - Congregar o corpo discente da E.E. Prof.° Giulio David Leone.
•2º - Defender os interesses individuais e coletivos
dos alunos.
• 3º - Incentivar a cultura literária, artística e
desportiva dos seus membros.
•4º - Promover a cooperação entre funcionários,
professores e alunos, buscando a defesa da educação pública, gratuita e de
qualidade.
•5º - Realizar intercâmbio e colaboração de
caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com outras
entidades estudantil (grêmios e movimento estudantil), entidades de estudantes
universitários e movimento socialorganizado.
• 6º - Lutar pela adequação do ensino às reais
necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e
de qualidade.
•7º - Lutar pela democracia, pela independência e
respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo,
nacionalidade, convicção política ou religiosa.
• 8º - Lutar pela democracia permanente dentro e
fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos
adequados e da livre manifestação.
•9º - Defender e lutar por uma escola pública e
de qualidade.
• 10º -Realizarassembléias com os alunos e
ouvi-los e lutar pelos seus direitos;
1.2.: Membros da Chapa
1. Secretaria de formação
política;
Titular: Lethicia S. Saraiva - 8ª E
Suplente: Karina Alves - 6ª E
2.Secretaria de
Organização;
Titular: Larissa Cristina Souza - 7ª D
Suplente: Higor Batista - 6ª A
3. Secretaria de Finanças;
Titular: Guilherme Santana - 2º A
Suplente: Luan Henrique - 2ª D (Noturno)
4. Secretaria de Imprensa;
Titular: Jeff dos Santos – 2ª B
Suplente: César Augusto – 2ºB
5. Secretaria de Esporte;
Titular:
Alex Christian Soares – 3º A
Suplente:
Eduarda S. Lima - 2º C
6. Secretaria de Eventos Culturais;
Titular: Gabriely B. Lourenço - 1 ºA
Suplente: Myllena Novais – 1º A
7. Secretaria de Relações Públicas;
Titular: Pedro Luis S. C. Lima – 2º B
Suplente: Uilhisson Santos Braga – 2º B
8. Secretaria de Movimentos Sociais;
Titular: Vivian Medeiros – 8ª D
Suplente: Felipe França – 7ª A
9. Secretaria de Assuntos Educacionais
Titular: Melquisedeque da Silva Romano –
7ª B
Suplente: Jefferson Soares Chaves – 7ª A
10. Secretaria Mulheres;
Titular: Sabrina Bueno Monteiro – 6ª A
Suplente: Giullia Aiko Nishiyama
Mucheroni – 7ª C
11. Secretaria Negros e Negras;
Titular: Vitor Calixto
Suplente: Thais S. dos Santos - 2º B
12. Secretaria GLBT;
Titular: Vinícius Alves
Suplente: João Vitor Luko - 8ª A
13. Secretaria – Geral
Titular: Marcos Vinícius –
Suplente: Gabriela Silva - 6ª C
Principais metas.
Melhoria geral do ambiente
escolar
Aperfeiçoamento dos banheiros, bebedouros e vestiário.
Instalação de data shows ou TVs em todas as salas de aula, para termos aulas
mais interessantes e atraentes.
Organização de atividades
esportivas e culturais
1. Campeonato geral:
Vamos organizar campeonatos de danças e de esportes variados, tendo como finalidade, promover a função social do
esporte e da dança como elemento cultural, a ser conduzido na escola e, possibilitar
aos alunos a vivência da competição, pautada por uma postura ética e estética.
2.
Passeio
cultural e Educativo: Os passeios são
fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa
ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem
atividades complementares. As atividades culturais - como visita a museus,
passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a
bagagem de conhecimentos do aluno. Esses
passeios ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos
teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada
em geografia ou em história. São também importantes para a socialização – os
alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de
sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do
passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas. Os
passeios culturais também são uma forma de conhecer o patrimônio, de resgatar
as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada cidade. A
cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio
ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que os alunos
adquiram conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua
cultura.
3.
Evento Consciência negra: Reconhecer a historicidade da
comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta
data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e,
desenvolver projetos ou atividades que visem ao debate sobre os preconceitos
que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas
raízes históricas.
4.
Evento
Festa Junina: Visando integrar
a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a
cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo
aos alunos a ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se
constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de
linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando
os educando a conhecer seus símbolos e seus valores. Cabe salientar que ao incentivarmos as
atividades da festa junina estamos valorizando e demonstrando atitudes de
respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo,
proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os
a conhecer os costumes e valorizar as tradições. Pretendemos
criar algumas “barraquinhas” na festa
junina organizada na escola, para arrecadar fundos para nossas entidade.
5.
Evento
Gincana do Meio Ambiente: no dia da árvore pretendemos
organizar uma gincana do meio ambiente, cujo objetivo é a ação coletiva e solidária da comunidade escolar em torno de uma busca
comum: a preservação do meio ambiente.
Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas
inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente.
Estudo do meio:
Vivemos em um mundo complexo, orientado
por um intricado conjunto de relações, tanto de ordem natural quanto e ordem
social. Para torná-lo compreensível utilizamos referenciais
teórico-metodológicos referentes a cada ramo do conhecimento humano. As teorias
científicas, desenvolvida nesse processo tornam-se mecanismos epistemológicos
utilizados por esses ramos do conhecimento para apreensão do real. Portanto,
são conceitos, são abstrações da realidade que só serão catalisadoras do
processo de construção do conhecimento se estiverem intimamente ligada à
pratica. Nesse sentido, a teoria "implica numa inserção na realidade, num
contato analítico com o existente, para comprová-lo, para vivê-lo e vivê-lo
plenamente " (Paulo Freire)
O estudo do meio aparece nesse contexto
como uma alternativa metodológica concreta de se viabilizar teoricamente o
propósito de ultrapassar a reflexão intra-sala de aula, como forma de
“praticizar” a “leitura” do real. Esses pressupostos vêm reforçar o próprio
Projeto Pedagógico dessa unidade escolar, cujos princípios estão voltados tanto
ao “pensar” e com ao “fazer” dos alunos: “Quanto maior for a interação entre princípios
teóricos e experiências práticas; quanto mais equilibrada for a relação entre
habilidades mentais e habilidades físicas no processo de ensino, maior a
probabilidade de os alunos conseguirem uma aprendizagem eficaz e sucesso nos
estudos. Quanto mais claramente as crianças perceberem que os trabalhos
escolares têm sentido, podem ser utilizados em sua vida presente ou futura;
quanto mais esses trabalhos se traduzirem em aquisições concretas, passíveis de
reconhecimento, mais chances terão os alunos de se interessarem e de
contribuírem para o desenvolvimento da sua auto-estima”. Vamos sensibilizar os professores e a gestão escolar para que organizem
aulas de campo, fornecendo transporte gratuito.
Laboratórios de Biologia, Geografia e Química/Física.
As atividades experimentais, em sala de aula ou em
laboratórios, têm sido consideradas como
essenciais para a aprendizagem científica. É durante a atividade prática que o aluno consegue interagir com o
meio tendo o professor como estimulador da construção do conhecimento. É
utilizando esse tipo de atividade que o
aluno pode elaborar hipóteses, discutir com os colegas e com o professor e testar para comprovar ou
não a idéia que teve. Isso tudo, sem
dúvida, resulta numa melhor compreensão das Ciências. Ensinar e aprender com experimentos práticos,
é muito importante e divertido, mas não
se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas. Com certeza, não é só
com as aulas práticas que se aprende ou se descobre algo novo. É utilizando os
conhecimentos teóricos que se torna possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. Assim, fica evidente
que não existe prática sem teoria e nem
teoria sem prática. O ideal é uma atuação pedagógica bem
contrabalançada, unindo teoria e prática
na medida certa. Portanto, vamos cobrar os agentes estatais espaços adequados
para atividades práticas, visto que essa escola está organizada como “modular”
tendo como objetivos o trabalho de projetos, nesse sentido, necessitamos de
áreas adequadas para desenvolvermos das atividades práticas. Acreditamos que o governo deve
apoiar e assessorar os professores de Ciências, Geografia, Física, Biologia e
Química em suas práticas pedagógicas, proporcionando interação/integração
desses profissionais e estudantes, assim evidenciando sempre a renovação dos
conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que possam auxiliar alunos
e professores a compor massa crítica voltada à ciência que, torna-se um dos
pontos de fundamental importância na tentativa de atualizar e alfabetizar
cientificamente nossos alunos e professores, trazendo mais qualidade ás aulas
e, um maior interesse pela matéria.
Vamos solicitar que a comunidade escolar cobre os agentes
responsáveis e construa laboratórios para realizarmos aulas práticas.
Biblioteca
Vamos solicitar dos agentes estatais uma melhoria no acervo
da sala de leitura, aumentando os livros disponíveis, cobraremos também que
adequem melhor esse espaço para acolher todos os alunos que desejarem
utilizá-lo (mesas e carteiras mais confortáveis, informatização do acervo) .
Participação do grêmio nas instâncias
democráticas da escola.
Visando cumprir o que determina a legislação vigente
pretendemos participar de todas as instâncias democráticas da escola entre
elas: conselho de escola, conselho de classe e série, planejamento e
replanejamento, entre outros.
Videoteca
Criar uma videoteca na escola, com um acervo de vídeos, que
possam ser utilizados pelos alunos e também como material de apoio para o
professor.
Jornal do Grêmio
O jornal do grêmio é um
informativo muito importante para debater a “escola que queremos” entre toda a
comunidade escolar. É um instrumento dialógico fundamental tanto do ponto de vista informativo, consultivo e formativo. É também
um dos principais canais informativos entre os membros do grêmio e seus representados
(alunos).
Sala do Grêmio:
A sala do grêmio é um espaço importante, pois podemos
organizar nosso acervo de documentos, fazer reuniões e preparar nossos
materiais informativos.
Já temos um espaço (fundão do corredor da sala 10) , mas há
ainda algumas deficiências tais como: linha de energia para instalação do
computador, pintura das paredes, e limpeza dos móveis. Necessitamos também de uma impressora.
Quadra esportiva
A prática da atividade física é importante para a promoção da
saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na escola tal prática vai além desse
benefício, pois é possível trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao
desenvolvimento, crescimento, características motoras, cultura corporal,
questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação
do cidadão e outros.
A educação física na escola deve promover uma aprendizagem
significativa para os alunos, sobre a importância da sua prática e o que esta
contribui para a vida do indivíduo. É preciso que os nossos alunos compreendam
a sua importância, para que possamos formar cidadãos autônomos, participativos
e críticos. Como
conquistarmos esse direito, sem um espaço descente? Hoje nossa quadra está totalmente danificada:
áreas ao redor da quadra tomada pela vegetação e lixo, telas de segurança, enferrujadas e
pontiagudas, oferecendo risco de
acidentes. Pilares de sustentação da cobertura enferrujados e corroídos, traves
danificadas sem redes, buracos no piso de concreto na área útil das “quatro
linhas”.
Vamos solicitar uma reforma geral da quadra
Para poder proporcionar o desenvolvimento das habilidades
esportivas e artísticas dos nossos alunos e, propiciar a realização de
projetos. Tudo isso já pensando nos campeonatos e em aulas de melhor qualidade.
1.
Manutenção na área útil e no entorno da quadra. Há várias rachaduras e
até buracos na área do piso, podendo causar acidentes entre os alunos. No
entorno há lixo e restos de galhos de árvores que devem ser retirados. Deverá
ser feita a pintura e a marcação das
faixas para as várias modalidades de esportes.
2.
Há corrosão nos pilares de ferro que sustentam a cobertura da quadra que
deve ser consertados.
3.
Deve ser feita manutenção nas telas de aço que protegem a quadra,
algumas estão penduradas ameaçando cair, outras estão soltas e enferrujadas
podendo provocar acidentes graves nos alunos.
4.
Deve ser feita a manutenção nas traves, inclusive estão soltas e sem o
seus suportes de rede.
5.
Deve ser instalada iluminação, pois não é possível praticar esportes
durante as ultimas horas da tarde e nem no período noturno.
6.
Solicitamos que seja construído um vestiário (feminino e masculino) com
chuveiros e bebedouro de água, pois é desconfortável fazer atividades
esportivas e voltarmos para as salas suados e sujos.
Organização de projetos da
escola
Melhor organização dos projetos da escola. Buscar debater com
a equipe gestora e professores os projetos diversificados, locais adequados
para aplica-los, que não prejudiquem as aulas de outros professores, salas ambientes
para cada disciplina e suportes
corretos para as
atividade.
Rádio na Escola:
O rádio na escola apresenta-se como ferramenta fundamental na
formação para os direitos humanos e de cidadania, uma vez que fomenta a
construção dos espaços coletivos através da democratização do acesso e da
liberdade de expressão. A prática da educação comunicativa torna-se alicerce no
aprendizado crítico do processo de construção e recepção das mensagens
ofertadas pela mídia comercial. O desenvolvimento desse projeto proporciona o
desenvolvimento do raciocínio e interpretação dos fatos cotidianos, questionando
quanto a importância e a veracidade dos acontecimentos noticiados. Essa
possibilidade pode melhorar ainda nosso tempo de intervalo propiciando aos alunos uma boa
música.
Parcerias
Temos a pretensão de estabelecer parcerias com outros grêmios,
com movimentos sociais e sindicatos para que possamos melhor organizar nossas
lutas. Essas parcerias poderão estar voltadas às tarefas políticas, formativas
ou organizativas.
Organização de Oficinas:
Juntamente com as parecerias vamos organizar oficinas a ser
definidas pela demanda dos alunos (consulta) exemplo: fotografia, radio livre,
edição de audiovisual, entre outras. .
Solicitamos também materiais
básicos para desenvolvermos nosso trabalho:
Material permanente:
2 mesas, 5 cadeiras, 2 armários
com chave, 1 Impressora, um filtro de linha, 1 câmara fotográfica, um
gravador, 1 ventilador, 1 computador.
Material de reposição:
Fita adesiva, papel sulfite,
cola, lápis, borracha, canetas, caderno,
100 DVDs para gravação, 100 Cds para gravação
São Paulo, 11 de junho de 2013.
Grêmio Estudantil Gabriel Santana
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